Nossa Visão

Acreditamos que espaços de aprendizagem (escolas e salas de aula) podem ser lugares vibrantes, criativos e relevantes, com professores operando em sua potência criativa! 

Através de nossas formações, trabalhamos junto a professores e educadores para que adquiram as habilidades e ferramentas para criarem espaços de aprendizagem potentes. Assim, são capazes de potencializar a capacidade de aprendizagem de seus alunos, ajudando a criar as condições para estes que possam avançar na direção dos sonhos que têm para suas vidas e para a de suas comunidades. 

Artéria - Conexões Transformadoras

Quem Somos

A Artéria é um negócio social que forma profissionais de educação para que estes possam, por meio da facilitação de processos transformadores, do uso de práticas baseadas nas artes e da criatividade, conectar cada pessoa com seu pleno potencial,

A Artéria nasceu a partir do contato e da admiração pela metodologia chamada “Modelo do Empoderamento Criativo” da Partners for Youth Empowerment (PYE Global), organização da sociedade civil nascida nos Estados Unidos, que trabalha para apoiar jovens e adultos a atingir seu potencial criativo.

A Artéria é o principal parceiro da PYE no Brasil e possui uma equipe de facilitadores credenciados, por meio de um processo de observação, aplicação, avaliação e mentoria. O objetivo da Artéria é expandir programas de formação e experiências que empoderem os participantes, a partir da exploração da própria criatividade e da expressão criativa.

Artéria - Conexões Transformadoras

Por que Artéria

O nome Artéria surge inspirado pelos significados expandidos deste canal sanguíneo. É o canal de circulação que, a partir do coração, nutre o corpo, levando sangue cheio de oxigênio.

O objetivo é oxigenar grupos e organizações a partir da criatividade e da leveza. A Artéria cria situações e espaços para o sangue vivo circular. Tirando o acento, Artéria vira Arteria, lugar onde se pratica a arte, arte como canal de acesso à nossa essência, de transcendência, expressão e plenitude.

Nossa Equipe

Bira Azevedo

Bira Azevedo

Licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como ator, diretor, professor de teatro e coordenador de arteducação em diversas organizações da sociedade civil, em Salvador (BA).

Desde 2012 em São Paulo, circula pelo mundo do trabalho exercendo diferentes papéis, tendo desenvolvido a competência de estimular a criação de ambientes seguros que facilitam processos de aprendizagem coletiva. Atuou no FICAS na área de educação, realizando formações ligadas ao desenvolvimento pedagógico de OSCs. Atuou no Instituto Ayrton Senna, como agente técnico, no Programa Superação Jovem, em parceria com a SEDUC/SP. Atua, pelo CENPEC, como mediador e avaliador do Programa Itaú Social Unicef. É consultor em projetos das áreas de educação, com foco no fortalecimento de práticas e desenvolvimento de pessoas, organizações e comunidades em todo o Brasil. É representante no Brasil da Partners for Youth Empowerment (PYE) e co-fundador da Artéria – Conexões Transformadoras. É Mestre de Cerimônias, apresentador e roteirista.

Silvia Giovannoni Webster

Silvia Giovannoni Webster

Facilitadora sênior da PYE com especialidade em treinamentos que exploram o desenvolvimento da criatividade em indivíduos e grupos.

Antes de trabalhar com a PYE, passou 8 anos na Ashoka trabalhando junto a empresas e empreendedores sociais, onde aprendeu que a criatividade está no coração das organizações de sucesso e no coração de seus líderes. Silvia já liderou centenas de oficinas e conferências para arte-educadores, professores e grandes empresas. E nunca se surpreende com a universalidade do nosso chamado humano para criar e se divertir! Além de co-fundadora da Artéria no Brasil, Silvia trabalha com práticas de movimento e abordagens somáticas com grupos e indivíduos para que acessem recursos e aprendam técnicas para expandir seu bem-estar!