Metodologia

A Artéria foi criada em 2013, a partir da vivência com a organização Internacional Partner for Youth Empowerment (PYE) e seu Modelo do Empoderamento Criativo. Essa metodologia é utilizada e contextualizada em nossos processos formativos  como ferramenta de promoção de mudanças concretas no mundo, por meio do desenvolvimento do potencial das pessoas que participam destes processos.

Modelo de Empoderamento Criativo EMPODERAMENTO EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL PRÁTICAS BASEADAS NAS ARTES TÉCNICAS DE FACILITAÇÃO DE GRUPOS

EMPODERAMENTO

Aumentar a confiança para sermos capazes de imaginar a vida que desejamos para nós, para nossas comunidades e para o mundo, aumentando nosso poder de atuação.

EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL

Os participantes das formações promovidas pela Artéria aprendem por meio de experiências e de atividades com características práticas e “mão na massa”, como exercícios de escrita livre e de improvisação teatral. A partir dessas vivências, são estimulados a refletir sobre o que foi feito, em um processo que estimula a metacognição (o pensar sobre como se pensa e aprende), e também a entenderem de que forma o que estão aprendendo e desenvolvendo pode ser incorporado em suas vidas e atuação profissional.

PRÁTICAS BASEADAS NAS ARTES

Aqui reside o diferencial da metodologia. As técnicas, ferramentas e atividades utilizadas nas formações da Artéria estão sempre relacionadas às modalidades artísticas (dança, música, teatro, artes visuais, literatura), por serem formas nas quais as subjetividades e emoções podem se manifestar. Além disso, as modalidades artísticas incentivam a troca e conexão entre os participantes das formações, o despertar da sensibilidade e o desenvolvimento da criatividade.

TÉCNICAS DE FACILITAÇÃO DE GRUPOS

A prática em sala de aula exige a capacidade saber gerir grupos, considerando a participação e o engajamento das pessoas, como dar estímulos e favorecer os diferentes tipos de aprendizados, como criar um ambiente acolhedor e equitativo etc. Estes elementos surgem a partir da combinação de técnicas de facilitação e de habilidades pessoais desenvolvidas pelo educador/a, que, além de detentor/a de conteúdos, assume o papel de grande facilitador/a das interações e aprendizagens.